Programa didático

Os cursos tem como meta principal auxiliar no desenvolvimento das capacidades técnica e de percepção, o que permite ao aluno tocar em grupos, além de receber suporte necessário para que ele entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical.

São abordadas características de vários estilos musicais com foco em ritmos brasileiros e jazz.

Como o curso visa a evolução do aluno com excelência, os conteúdos teóricos absorvidos nas aulas são fundamentais na aplicação das aulas práticas. Tudo o que é visto na teoria é usado com os instrumentos em si.

Durante o período do curso, o aluno tem a possibilidade de participar de grupos de várias formações, bem como: duos, trios, quartetos, combos, big bands e orquestras com formação completa.

Cursos e disciplinas

O CMC compreende os seguintes cursos: bateria, baixo acústico, baixo elétrico, canto, canto coral, clarinete, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, trompa, percussão, violão e aúdio.

Para os cursos de instrumento e canto são fixadas na grade as seguintes disciplinas: instrumento ou canto; teoria e percepção, harmonia, história da música; prática de conjunto.

Cursos livres

Os cursos livres são: musicalização infantil (faixa etária: de 3 a 13 anos) e flauta doce (de 6 a 13 anos). Qualquer criança pode participar, não há pré-requisitos, nem avaliação.

Grade Curricular

Com duração total de 10 semestres, o curso está divido em 2 níveis básicos, 4 intermediários e 4 avançados. As aulas de instrumentos têm duração de 1 hora e as aulas de matérias teóricas o mesmo e as aulas em conjunto têm duração de 140 minutos.